domingo, 29 de agosto de 2010

Pátria

Confeccionei este livrinho falando " O que é Pátria ", para contar aos meus pequeninos.












HISTÓRIA DA INDEPENDÊNCIA PARA OS PEQUENOS

Encontrei essa história navegando pela internet, achei interessante para contar aos meus alunos . Aproveitei e fiz alguns personagens para ilustrá-la.



PARA OS PEQUENINOS...

História da Independência do Brasil

Era uma vez um principezinho que veio de uma terra muito distante chamado Portugal para morar no Brasil com sua família. Este príncipe era chamado de Pedrinho. Ele era um menino inteligente, corajoso e muito amoroso. O povo brasileiro gostava muito dele, por isso quanto sua família teve que regressar para Portugal com urgência, os brasileiros fizeram uma baixo-assinado e foram as ruas pedir que Pedro permanecesse aqui.
O povo clamava: -Fica Pedro! - Fica Pedro! - Fica Pedro! -Fica Pedro!
O príncipe vendo aquela multidão de brasileiros pedindo que ele ficasse, respondeu: - Se for para o bem de todos e felicidade geral da nação, eu fico. Os brasileiros ficaram super contente e comemoram sua primeira vitória: - Viva! Viva! Viva! Viva!
O tempo passou e um dia a princesa Leopoldina recebeu uma carta do pai de Pedro, que era rei de Portugal. Ao ler a carta ela chamou seu conselheiro José Bonifácio e disse: - José, a corte portuguesa exige que Pedro volte imediatamente para Portugal. Naquele mesmo instante José Bonifácio teve uma idéia. - Alteza, escreva uma mensagem a vosso marido, peça que proclame a Independência do Brasil imediatamente.
A princesa mais que depressa escreve uma carta e manda o mensageiro entregar a Pedro. -Vá rápido, encontre o príncipe Pedro e entregue esta carta a ele. O mensageiro encontrou o príncipe perto do Riacho Ipiranga, descansado com sua cavalaria. -Vossa alteza, eis uma mensagem da princesa Dona Leopoldina. Ao ler a mensagem Pedro diz aos soldados.
-Soldados, a corte portuguesa quer nos escravizar. Laços fora, guerreiros! A partir de hoje não serviremos mais a Portugal. Ou o Brasil fica livre ou morremos por ele. Independência ou Morte! Todos os soldados gritaram em um só coro: -Independência! Independência! Independência!
A partir daquele dia raiava a liberdade no horizonte do Brasil. Nosso país tinha ficado livre de Portugal. E hino brasileiro agora poderia ser cantado em todas as redondezas com mais força e garra.

Autora: Bernadete Sena de Santana