quinta-feira, 12 de maio de 2011

HISTÓRIA " CARINHO QUENTE"

Essa história encontrei no blog Brincadeira de Professor, achei linda e copie para trabalhar com meus pequenos. Após a contagem da história conversamos sobre o que acontecia naquele reino encantado, atitudes, valores, respeito entre outras coisas. Em seguida os pequenos fizeram um desenho representando a história. Num segundo momento entreguei para cada criança um bonequinho verde, feito de pano, para protegê-los de todas as coisas ruins este bonequinho chamado Carinhos Quentes foi levado para casa e as crianças devem ter cuidado e  tomar conta dele, dar carinho...


História em sequência.
Retirada do blog: http://brincadeirasdeprofessor.blogspot.com,  das amigas Rô e Nice, o trabalho delas é fantástico vale apena conferir o blog pessoal!!

CARINHO QUENTE


Era uma vez um reino encantado, onde existiam árvores frondosas e muitos animais. Existiam, também, seres encantados que possuíam poderem mágicos. As crianças que lá viviam, logo que nasciam, ganhavam um "bonequinho verde" que se chamava Carinho Quente e o carregavam juntinho consigo por toda a vida em qualquer lugar que fossem. Como todas as crianças recebiam o Carinho Quente, todas eram carinhosas, bondosas e educadas.

As crianças podiam brincar o dia inteiro sem brigar umas com as outras. Adoravam brincar! A alegria era grande. Havia muito respeito entre elas. Quem não conseguia brincar também era amado e querido por todos. Ninguém se negava a dar as mãos aos coleguinhas por causa da cor, afinal para eles a cor era algo muito especial e importante, um presente ganhado do papai e da mamãe de cada um. E quando chegava um outro coleguinha que às vezes estava precisando de ajuda, todos logo tratavam de ajudar. As crianças se amavam muito e sabiam dar carinho à todos.

E na sala de aula? Tudo era tão limpinho! As crianças arrumavam tudo, não deixavam nada fora do lugar. Se o lixo caía no chão...Nossa!!! Tratavam logo de jogar na lixeira. A professora estava sempre feliz e as crianças gostavam muito do que ela falava. O chão, as mesinhas, as paredes eram mesmo limpinhas. As crianças respeitavam os combinados da sala e todas estavam sempre de parabéns!

Só que nesse reino havia uma pessoa muito má que não estava gostando nada desse sossego e resolveu atrapalhar. Era a bruxa má! Ela fazia porções mágicas para atrapalhar a vida de todos ali e teve uma grande idéia:
- Háháháháhá!!!! Vou inventar uma porção mágica...criarei os Espinhos Frios e eles farão com que todas as crianças do Reino Encantado se tornem muito más....háháháháhá!!! E assim a bruxa fez... Foi misturando tudo de ruim: brigas, gritos, choros, sujeiras e a porção foi ficando tenebrosa!

Como era muito feia, se aparecesse perto das crianças todas saberiam que ela era uma bruxa. Então teve outra idéia:  Se disfarçou de velhinha e começou a conversar com as crianças tentando trocar os Carinhos Quentes pelos Espinhos Frios. Tanto falou que a bruxa conseguiu enganar as crianças dizendo que os Espinhos Frios trariam mais amor ao reino. E as crianças acabaram trocando.

Mas olhem que terror! Olhem só o que aconteceu! O reino se transformou num reino feio e mau. As crianças ficaram sem educação, não tomavam mais banho, não gostavam mais de limpeza e sim de sujeira.Ficaram muito fedidas e ninguém conseguia chegar perto delas. Não faziam mais fila, falavam alto, brigavam uns com os outros. A professora ficou muito triste e o Reino Encantado ficou ainda mais triste.

Mas, ainda bem que nesse reino morava uma grande Fada que ao ver tudo aquilo ficou muito triste, pois era a protetora do lugar. Então, a Fada resolveu interferir. Pegou sua varinha mágica e começou a transformar todos os Espinhos Frios em Carinhos Quentes. As crianças voltaram a ser educadas e carinhosas como antes. Elas ficarm envergonhadas de tudo o que fizeram e prometeram á Fada que nunca mais isso aconteceria novamente, que não se separaiam mais dos seus Carinhos Quentes. Ufa! tudo ficou resolvido, como as crianças ficaram bondosas e amigas de novo a felicidade voltou a reinar!








 A alegria foi geral... foi maravilhoso trabalhar com esta história!!
Obrigada amigas Rô e Nice por dividir o trabalho de vcs conosco!!!
Beijos no coração de todos!!!


Poesia na turminha do Maternal!!

Aproveitando o Dia das Mães, trabalhei com meu pequenos a poesia "SE AS COISAS FOSSEM MÃES", com auxílio de fantoches de E.V. A feitos por mim. As crianças ficaram encantadas e pediam para "contar" a poesia de novo... foi muito gostoso e mágico despertar o desejo, gosto, fantasia e aprendizagens que a poesia proporciona !!!